domingo, 21 de agosto de 2011

Uma fé consciente - Inicio

Minha experiencia com Cristo não veio de seu apelo sobrenatural, e  pelo fato de ser, ou não, o filho de Deus, ou por ter sido perfeito, operado milagres, ou mesmo de ter ressucitado, como dizem as escrituras. Tudo isto pode ser questionado por alguns e seus argumentos. O que me conquistou foi a beleza de sua palavra. Ainda hoje me surpreendo  com a incrível coerencia, a harmonia, a retidão de sua mensagem, consoante com as suas atitudes, de um autentico amor e conhecimento das necessidades humanas.
Por meio da palavra de Jesus, presente apenas parcialmente nos evangelhos, o compreendo como divino. Todos nós homens somos contaminados por sentimentos contraditórios, influenciados  por nossa racionalidade muitas vezes ignorante, e mesmo os profetas, que estariam inspirados pelo Espirito Santo, manifestaram em suas palavras este aspecto humano.
Ao lermos o antigo testamento, repleto de grandes acontecimentos e personagens, homens apontados como ungidos por Deus, como Davi, Abraão, Moisés, José filho de Jacó, mesmo Samuel, Jeremias ou Isaías, deixaram em suas colocações um claro aspecto de ingrediente humano. E então, de repente fui arrebatado por me deparar com uma mensagem totalmente diferente.
Pura em sua essencia, de uma profundidade instigante, sempre surpreendente, sempre inovadora, a palavra de Jesus presente nos evangelhos, mesmo sabendo que foram escritos muitos anos após a sua vinda, e lógicamente com suas limitações, preservou uma essencia que para mim é de fato divina. Diversas correntes de pensamento, diversos autores podem questionar, e assim o fazem, aspectos do Jesus histórico, detalhes de uma ou outra passagem, ou os milagres, porém nenhum deles pode me tomar a divindade latente da essencia da palavra de Jesus, e isto é maravilhoso.
A minha e a sua fé precisa ser uma fé consciente, fundamentada em algo sólido, que a torna tenaz, viva e com sentido prático. Assim, desejo discutir com vocës aspectos desta essencia que nos une como cristãos, pois a igreja fundada com a vinda do filho de Deus é uma só. Não é a minha, não é a sua, é a igreja de Jesus, o Cristo.
Perdemos muito tempo tentando demonstrar que o nosso olhar é mais correto que o do outro. Muitas vezes isto é motivo de conflitos, quando na verdade Cristo queria exatamente o contrário entre os cristãos, e nos deixou um mandamento maior, que muitos de nós esquece ao debochar ou discriminar um irmão. "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei". Então este não é um espaço para disputas, mas para que as nossas contribuições se somem de maneira positiva, e dê frutos.
Bençãos para todos nós!

3 comentários:

  1. Entendi claramente pelo texto a mensagem do blog!
    É fé consciente, não é herdada pela religião dos pais, ou alienada pelo conhecimento limitado. Não é pela dor, é pela admiração, sentimento que segundo meu ponto de vista, é a base do amor!
    Parabéns, vou divulgar.

    Luciana

    Segue endereço do meu blog:
    www.lulua-lumoon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muitos, de fato, esperam um acontecimento grandioso para perceber a experiência divina, por faltar a compreensão da grandiosidade existente da manifestação do simples...Simples e grandioso estão em simbiose, o nascimento de uma criança, por exemplo, milagre recorrente, a cada minuto, no mundo inteiro,traduz tudo isso!

    ResponderExcluir
  3. "A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê." A fé consciente é simplesmente dar um SIM a Deus, pois a própria fé é um dom de Deus, um presente para aqueles que lhe abrem o coração. A fé consciente é um talento que logo dará frutos como o amor verdadeiro, aquele q o proprio Jesus nos ensinou. Deus o ilumine sempre! Luciana Vieira

    ResponderExcluir