domingo, 25 de agosto de 2013

ENSINAMENTOS DE S. TIAGO


Amigos, para mim a epistola de São Tiago exprime o resumo da fé cristâ. Apesar de ser um texto pequeno, para os padrões da biblia, nos ensina muito, mas muito mesmo. Reproduzo abaixo então, o que São Tiago diz para mim naquelas palavras e os convido a refletirem seus ensinamentos. Farei isto em partes. Vem comigo...

PARTE 1

Na vida temos provações. Não devemos, no entanto, temer as provações, mas diante delas mantermos a fé, que nos fortalece por meio da paciëncia, e contribui para a nossa perfeição.

A sabedoria para enfrentar as provações vem de Deus, ou seja, Ele nos auxilia a lidar com as provações, não necessariamente as elimina. E se precisamos desta força de resistëncia, pois as nossas forças se acabam, se necessário for, devemos pedi-la a Deus. E este pedido deve manifestar a convicção de sermos atendidos, com fé verdadeira em Deus que tudo pode, pois de outra forma dificilmente a receberemos. Entregue-se ao Senhor, e Ele o ajudará a lidar com os desafios que o provam nos momentos de dificuldade.

Os humildes se fortalecem com sua humildade, e os ricos em sua humilhação, pois as riquezas são armadilhas, que nos afastam de nossa humildade. Mas as riquezas deste mundo passarão, ficarão para trás, e a humildade será elevada. O rico, então precisa aprender a se humilhar, diante da glória que o mundo lhe oferece e o acaba seduzindo, mas que o afasta de sua humanidade, fraternidade e misericórdia com o sofrimento do outro. Pois o Reino de Deus, é dos humildes.

Assim, diante das tentações, feliz é aquele que mantém a fé, escolhe o caminho correto, enfrenta a provação, se purifica, e tem como recompensa a coroa da vida.

E aqui, atenção para um ensinamento muito importante:

Devemos saber que não é Deus que tenta o homem, pois Deus é inacessível ao mal e não tenta ninguém. Somos tentados pelas nossas fragilidades diante do mal batendo a nossa porta, que não vem de Deus.
A nossa fragilidade nos faz cair na sedução do mal, em prol de nossos próprios interesses. Isso é a tentação. E conscientes de nossas escolhas, optamos por acolhermos a tentação, dando a luz ao pecado, que é algo material, palpável, que gera desamor. Ao tomarmos esta decisão estamos contribuindo com o mal, que nos tenta, produzindo desamor. E isso nos conduz a morte.

O caminho da fé nos faz resistir diante das provações, para que não caiamos em tentação. O fim deste caminho é a vida. O caminho da fraqueza nos leva ao pecado. Como Deus é inacessível ao mal, este caminho nunca nos levará a Deus, que dá a vida. O fim deste caminho é a morte.

Não nos iludamos, buscando julgar a Deus, (ou sua misericórdia), pois no fim, quem decide o caminho de vida ou morte somos nós mesmos. Reflita então, o caminho que você está seguindo com suas escolhas. Onde ele vai dar?

Deus nos oferece dons e dádivas perfeitas e seu parecer não muda. Ele não nos tenta jamais.

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário