domingo, 6 de outubro de 2013

ENSINAMENTOS DE SÃO TIAGO - PARTE 3


PARTE 3 -

Somos tentados a fazer distinção de pessoas, tratando de forma privilegiada o rico, o bem trajado, o que aparenta importante, e de maneira menor o pobre, mal trajado, e simples. (Isto é natural em nossa sociedade atual). Mas nós cristãos, devemos resistir a esta tentação, e saber que Deus ama os pobres, e os escolheu para que fossem ricos na fé, e herdeiros do Reino que foi prometido por Deus aos que o amam. Assim, com amor e misericórdia devemos valorizar cada um, independente de sua condição social, sem desprezar o mais humilde, que também é nosso irmão. (No sorriso do nosso irmão encontramos vitória diante do mal.)

Devemos cumprir a lei régia que diz: "Amarás o próximo como a tí mesmo" (Lv 19,18). Mas se nos deixamos levar pela distinção de pessoas, cometemos uma falta que nos iguala a transgressão de qualquer outra das leis, assim como o adultério, ou até matar. (Isso lhe causa espanto?!.)

A lei é uma. Ao transgredirmos um dos pontos da lei, transgredimos toda ela. De que adianta dizer, eu não cometo adultério, mas matar?. Essa palavra é dura, mas serve para direcionar o que falamos, e como procedemos, vivendo como se estivéssemos para ser julgados a qualquer momento. (Ninguém quer ser julgado, mas buscai a porta estreita, dizia Jesus, e com razão. Viver com esta noção de sermos avaliados nos impele a refletir nossa caminhada e corrigir em nossas atitudes, o rumo de nossas vidas)

No final, haverá misericórdia para quem usou de misericórdia, e haverá juízo sem misericórdia, para quem não usou de misericórdia. (A pobreza do meu irmão é uma oportunidade para nós de exercer a nossa misericórdia). Vivei com um olhar misericordioso e sem medo.

A MISERICÓRDIA TRIUNFA SOBRE O JULGAMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário