domingo, 7 de abril de 2013

Cristãos de um só Cristo

Cristãos de um só Cristo
 
A religião que mais cresce no mundo é a muçulmana, o Islã. Estima-se que em 20 anos seja a religião predominante na Europa. Enquanto isto, nós cristãos nos dividimos em inúmeras vertentes, o que gera novas oportunidades de acesso a fé, mas também fragiliza a nossa unidade. Afinal, não somos todos de Cristo?.
 
Me dói ouvir um cristão falando de outro, somente porque não comungam dos mesmos pensamentos, da mesma igreja. As igrejas são comunidades, assim como desde o principio do cristianismo, propensas a seguirem líderes, e seus entendimentos da fé. Paulo, já bem no começo observou isto, na comunidade de Corinto, onde já havia contendas:
“Quero dizer com isto que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo”, (Co 1:12), e questiona: “Está Cristo dividido?”, (Co 1:13)
E Paulo insistia, pois prezava pela unidade da comunidade: “Rogo-vos...sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer” (Co 1:10)
 
As lideranças conduzem grupos que prezam pelo mesmo parecer, e ao longo da história existiram momentos onde estes grupos não entraram em acordo. O Cristo é o mesmo, e todos nós fazemos parte do mesmo corpo, que é Cristo. Mas os nossos pensamentos não o são. E desta maneira, já no século V, a igreja dividiu-se, (gerando a igreja ortodoxa copta, por exemplo). Desta maneira novas comunidades surgiram a partir das antigas comunidades, ou seja, novas igrejas.
 
Na verdade, você não precisa concordar com tudo que a igreja diz, mas respeitá-la. O seu encontro com Cristo é pessoal. A igreja deve ser o ambiente que lhe orienta, e conduz ao fortalecimento de sua fé. Também não deve ignorá-la, pois a fé é completa e gera muito mais frutos quando a vivemos com os outros. Cristo nos motiva a viver em comunidade, “Onde dois ou mais estiverem juntos em meu nome, lá estarei no meio deles”,( Mt 18,20 ), pois sabe que o meio que nos conduz melhor a felicidade são os relacionamentos. A busca de mudar, para se encontrar em uma outra igreja, parte da necessidade em encontrar quem pense igual a você, mas é uma busca sem fim. Desta maneira, as igrejas se multiplicam, sem necessidade.
 
A fé consciente é aquela que é capaz de concordar ou discordar do que a comunidade lhe diz, porém absorvendo e multiplicando aquilo que é essencial, construindo a sua igreja, ajudando a aperfeiçoa-la, visando a glória de Cristo, a glória de Deus.
Todos estamos em busca do caminho que Jesus nos deixou, para nos aproximarmos de Deus. Amar uns aos outros é o nosso maior mandamento, logo, devemos fazer um esforço para amar os nossos irmãos, cristãos ou não. Concordando ou discordando de  nossos pensamentos e maneira de seguir a nossa fé, são nossos irmãos. O ciclo de aceitação e afeição gera muitos frutos e constrói verdadeiramente o reino de Deus. Se queremos algum dia viver no reino de Deus, precisamos exercitar a convivência.
Assim sendo, respeitando nossas diferenças, aprendemos uns com os outros, e fortalecemos nosso bem maior, que é o corpo de Cristo. O mundo já questiona a todos nós. Não precisamos nos criticar também, precisamos nos unir. Católicos, evangélicos, ortodoxos e todos os demais cristãos, temos muito em comum, ou pelo menos, deveríamos ter.
 
Enquanto isto há uma ação do Ministério Publico querendo retirar das cédulas brasileiras a inscrição, “Louvado seja Deus”, por entender que agride pessoas de outros cultos. A cultura brasileira foi alicerçada pelos fundamentos cristãos. Quando perdemos nossas referencias, sejam elas católicas, como é o caso dos crucifixos nas repartições, ou não, todos perdem. Vide a Europa onde as novas gerações mal tem contato com a ideologia cristã.
Logo, as referencias cristãs são importantes a todos os nós, pois elas são parte da cultura do nosso país, e transcendem a religiosidade. Devemos nos unir em sua defesa
 
O melhor meio para demonstrar que a sua fé é verdadeira, que a sua igreja é um instrumento verdadeiro de fé, está no exemplo, estão nos frutos da sua fé. O legítimo cristão é aquele que pratica a misericórdia, a justiça, a piedade, o amor, não somente em palavras, mas em ações.
Um dos textos mais relevantes e completos que eu conheço na Biblia é encontrado na pequena epistola de São Tiago, que está localizada logo após as cartas de São Paulo. Lá encontramos o resumo do que é ser um verdadeiro cristão. Nos próximos textos tratarei sobre ela. Deixo aqui uma pequena passagem que fala por si só:
 
“Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre com um bom proceder as suas obras repassadas de doçura e de sabedoria.” Tg 3, 13.
 
 Amigos, não julguemos nossos irmãos cristãos, antes, o apoiemos em sua fé. Afinal, uns são de Paulo, outros de Apolo, outros de Cefas. Mas, todos, somos necessariamente do mesmo Cristo, POIS ELE É UM SÓ!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário